ANJOS, F. C Fábio Cristovão dos Anjos. Tecnologia do Blogger.

NASA detecta um imenso “buraco negro” no Sol

O Solar Dynamics Observatory, da NASA, detectou uma espécie de buraco negro gigante no Sol. A agência, no entanto, explicou que não se trata exatamente de um buraco, embora seja percebido dessa forma nas imagens capturadas. Trata-se de um fenômeno gerado por áreas abertas do campo magnético do Sol através das quais são expelidas ao espaço correntes de vento solar que se movimentam em alta velocidade.
Foto: Divulgação Nasa
Foto: Divulgação Nasa

Essas áreas se formam após um longo período de grande atividade solar. Sua dimensão é variável, podendo chegar a ocupar um quarto da superfície da estrela.  Espera-se que, nos próximos dias, as partículas solares desprendidas comecem a chegar à Terra. Ao interagirem com a magnetosfera terrestre, elas podem provocar auroras polares intensas.

A chegada das correntes solares pode interferir no funcionamento dos satélites e causar falhas nos serviços prestados por esses equipamentos. Mas não há motivos para preocupação, já que  a atmosfera do planeta protege seus habitantes da maior parte das partículas espaciais. Ou seja, o fenômeno não traz riscos para os seres humanos.
Share on Google Plus

Sobre o autor Fábio Anjos

Biólogo Licenciado em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA-CE, Licenciatura Plena, 2010. Atualmente exerce a função de educador nível médio no Projeto Travessia na rede Estadual de Ensino, na Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora e como também na rede municipal de João Alfredo. O mesmo possui Pós-graduação Lato Sensu em Análises Clínicas pela Faculdade Frassinetti do Recife-FAFIRE-PE, 2012. Cursando mestrado, pela Faculdade Norte do Paraná, no curso de Ciências da Educação e Multidisciplinaridade e cursando espanhol pela Universidade de Pernambuco.
    Comente
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário