ANJOS, F. C Fábio Cristovão dos Anjos. Tecnologia do Blogger.

Autor de "O Exorcista" morre em Nova York, aos 89 anos

youtube
© Fournis par France Médias Monde youtube

William Peter Blatty, que aterrorizou milhões de pessoas no mundo com o livro que foi adaptado para o cinema, morreu aos 89 anos, na quinta-feira (12). O anúncio foi tuitado hoje (13) pelo diretor da primeira versão do filme, William Friedkin.
A comunidade adepta do gênero do terror está de luto com a morte de Blatty, autor de"O Exorcista", que marcou a história da literatura e do cinema como um dos maiores sucessos de todos os tempos.
Rejeitado pela crítica, o livro foi um sucesso nas livrarias e acabou sendo adaptado para o cinema dois anos depois. Blatty escreveu diversos livros, mas ganhou projeção planetária em 1971, com a história de uma menina de 12 anos, cujo comportamento estranho leva um jovem padre a concluir que ela está possuída por um demônio.
O livro vendeu 13 milhões de cópias, ocupando o primeiro lugar da lista de mais vendidos do jornal The New York Times durante 17 semanas. Até hoje, é considerada uma das melhores histórias de terror de todos os tempos.
Blatty ganhou um Oscar pela adaptação de seu livro para o cinema, em 1973. O filme foi indicado em dez categorias e ganhou duas estatuetas. Depois, escreveu e dirigiu "O Exorcista III", em 1990.
O primeiro filme, dirigido por William Friedkin e com a atuação de Linda Blair, foi um sucesso de bilheteria e se tornou uma produção que despertou um debate mundial sobre o oculto dentro da Igreja Católica. Inspirou uma geração de diretores de filmes de terror. Criado dentro da Igreja, Blatty morreu em um hospital próximo a sua casa em Bethesda, em Maryland, na quinta-feira.
O seu companheiro de gênero, o não menos famoso Stephen King, tuitou: "RIP William Peter Blatty, que escreveu a melhor história de terror da nossa época. Até sempre, Velho Bill".
Filho de imigrantes libaneses, Blatty nasceu na pobreza em Nova York e se formou na Georgetown University. "Talvez conheçam Blatty apenas por 'O Exorcista', mas seus variados talentos poderiam fazer sua cabeça girar. Sentiremos saudades", escreveu o blog de filmes Screen Crush, fazendo referência à célebre cena de "O Exorcista".
Sua mulher, Julie Alicia Witbrodt, disse ao jornal The Washington Post que seu marido sofria de um mieloma múltiplo, um tipo de câncer.
(com informações da AFP)
Share on Google Plus

Sobre o autor Fábio Anjos

Biólogo Licenciado em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA-CE, Licenciatura Plena, 2010. Atualmente exerce a função de educador nível médio no Projeto Travessia na rede Estadual de Ensino, na Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora e como também na rede municipal de João Alfredo. O mesmo possui Pós-graduação Lato Sensu em Análises Clínicas pela Faculdade Frassinetti do Recife-FAFIRE-PE, 2012. Cursando mestrado, pela Faculdade Norte do Paraná, no curso de Ciências da Educação e Multidisciplinaridade e cursando espanhol pela Universidade de Pernambuco.
    Comente
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário