ANJOS, F. C Fábio Cristovão dos Anjos. Tecnologia do Blogger.

Pokémon GO Pro? Vírus engana fãs para se espalhar pelo WhatsApp

Provando novamente que qualquer software ou jogo pode ser usado como base para a realização de golpes, grupos já estão usando a popularidade de Pokémon GO para enganar pessoas e infectá-las com vírus. A primeira ameaça do tipo identificada pela Kaspersky Lab promete oferecer uma “versão Pro” do jogo que leva muitas pessoas a clicar em links maliciosos do WhatsApp.
O mensageiro é usado para divulgar uma página que promete o download da suposta variação do game. Antes de conseguir baixar o suposto aplicativo, você deve compartilhar o link com pelo menos cinco contatos, o que facilita a disseminação do conteúdo malicioso — ao finalmente baixá-lo, a vítima instala adwares que mostram propagandas de forma agressiva, realizam inscrições em serviços pagos e abrem brechas para invasões.
Fábio Assolini, analista de segurança do Kaspersky Labs, afirma que os criminosos ganham dinheiro por cada cadastro em serviços “premium” que acontece após a infecção. A companhia já identificou ao 57 mil cliques no link malicioso somente entre brasileiros, muitos deles desatentos ao fato de que Pokémon GO Pro sequer existe.
A recomendação da empresa de segurança é que os usuários de smartphones e tablets possuam um software antivírus instalado e atualizado. Além disso, é preciso tomar cuidado com links suspeitos e com qualquer espécie de conteúdo que exija compartilhamentos pelo WhatsApp ou que não esteja disponível oficialmente na loja Google Play.
Share on Google Plus

Sobre o autor Fábio Anjos

Biólogo Licenciado em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA-CE, Licenciatura Plena, 2010. Atualmente exerce a função de educador nível médio no Projeto Travessia na rede Estadual de Ensino, na Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora e como também na rede municipal de João Alfredo. O mesmo possui Pós-graduação Lato Sensu em Análises Clínicas pela Faculdade Frassinetti do Recife-FAFIRE-PE, 2012. Cursando mestrado, pela Faculdade Norte do Paraná, no curso de Ciências da Educação e Multidisciplinaridade e cursando espanhol pela Universidade de Pernambuco.
    Comente
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário