ANJOS, F. C Fábio Cristovão dos Anjos. Tecnologia do Blogger.

Justiça brasileira manda bloquear o WhatsApp de novo

O aplicativo de mensagens instantâneas mais usado nos celulares hoje em dia, oWhatsApp, será bloqueado novamente pela Justiça do Brasil. Desta vez, a decisão é da juíza Daniela Barbosa, do estado do Rio de Janeiro.  
Segundo ela, o aplicativo não teria cumprido uma ordem judicial para que quebrasse o sigilo de conversas de pessoas que estão sendo investigadas, suspeitas de terem cometido crimes. A informação foi divulgada na manhã desta terça-feira (19) pelo site do canal Globo News.
Ainda de acordo com o portal, as operadoras de telefonia foram notificadas da decisão por volta das 11h30 e deverão suspender “imediatamente” o serviço.
Daniela Barbosa ainda estipulou multa de R$ 50 mil por dia em caso de não cumprimento da ordem judicial de quebra de sigilo. A juíza diz que o Facebook, empresa dona dos direitos do WhatsApp, foi notificado três vezes a respeito da decisão para que evitasse a suspensão e cumprisse a solicitação.
Em abril deste ano, o WhatsApp divulgou que estava mudando todo o seu sistema de mensagens para a criptografia. A medida visava justamente aumentar a privacidade e impedir o acesso às informações do aparelho.
“Quando você manda uma mensagem, a única pessoa que pode lê-la é a pessoa ou grupo para quem você a enviou. Ninguém pode olhar dentro da mensagem. Nem cibercriminosos. Nem hackers. Nem regimes opressores. Nem mesmo nós”, disse na época a empresa em comunicado.
Share on Google Plus

Sobre o autor Fábio Anjos

Biólogo Licenciado em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA-CE, Licenciatura Plena, 2010. Atualmente exerce a função de educador nível médio no Projeto Travessia na rede Estadual de Ensino, na Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora e como também na rede municipal de João Alfredo. O mesmo possui Pós-graduação Lato Sensu em Análises Clínicas pela Faculdade Frassinetti do Recife-FAFIRE-PE, 2012. Cursando mestrado, pela Faculdade Norte do Paraná, no curso de Ciências da Educação e Multidisciplinaridade e cursando espanhol pela Universidade de Pernambuco.
    Comente
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário