ANJOS, F. C Fábio Cristovão dos Anjos. Tecnologia do Blogger.

Ex-cortador de cana e filho de pedreiro se emociona ao se formar em medicina

A vida dele, dos 7 aos 15 anos de idade, foi dura, cortando cana, mão de obra infantil. Mas ele batalhou para mudar o destino e sua luta foi reconhecida com aplausos e emoção na última quarta-feira, 29, quando Jonas Lopes da Silva ser formou médico, aos 30 anos.
Ver as imagens
A colação de grau foi no Teatro Guararapes, em Olinda, PE. Ele se formou pela Universidade de Pernambuco (UPE) e foi homenageado pelos formandos durante a colação.Tímido, ele chorou ao ficar de pé para receber a homenagem. 
“Não existem vidas comuns. Apesar de termos tantos milagres hoje a contar, a turma 95 escolheu um desses milagres para receber o grau (de médico) em nome de todos nós. Antes de ser estudante de Medicina ele lutou contra a exploração de mão de obra infantil nas usinas de cana-de-açúcar no interior de Pernambuco”, discursou a oradora da turma, Débora Lima.
Os parentes foram em comboio prestigiar o novo doutor da família. Os pais, os irmãos, cunhados, primos e tios também aplaudiram a conquista de Jonas. Verdadeira história de superação.
Jonas trabalhava com a mãe cortando e limpando cana-de-açúcar nos engenhos da cidade de Joaquim Nabuco, na Zona da Mata pernambucana, onde mora com sua família. “Foi um tempo difícil. Meu pai é pedreiro, somos sete filhos. Ele viajava para outros Estados para arrumar trabalho, enquanto minha mãe cuidava da gente. Se não trabalhássemos, não havia o que comer”, conta Jonas em entrevista ao Jornal do Comércio.
Share on Google Plus

Sobre o autor Fábio Anjos

Biólogo Licenciado em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA-CE, Licenciatura Plena, 2010. Atualmente exerce a função de educador nível médio no Projeto Travessia na rede Estadual de Ensino, na Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora e como também na rede municipal de João Alfredo. O mesmo possui Pós-graduação Lato Sensu em Análises Clínicas pela Faculdade Frassinetti do Recife-FAFIRE-PE, 2012. Cursando mestrado, pela Faculdade Norte do Paraná, no curso de Ciências da Educação e Multidisciplinaridade e cursando espanhol pela Universidade de Pernambuco.
    Comente
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário