ANJOS, F. C Fábio Cristovão dos Anjos. Tecnologia do Blogger.

DESCOBERTA DE GENE PODE LEVAR A TRATAMENTO EFICAZ CONTRA CÂNCER

Crédito: Reprodução Science Photo Library
A luta contra o câncer pode ganhar um forte aliado. Cientistas britânicos do Instituto do Coração e Pulmão do Reino Unido descobriram um gene que afeta o crescimento de vasos sanguíneos no corpo humano.
O gene, Wars2, está ligado à criação de vasos sanguíneos do corpo humano, a chamada angiogênese. Os vasos sanguíneos percorrem todo o corpo de uma pessoa, levando o que ele precisa para sobreviver.
Ao inibir a angiogênese, pode-se cortar os vasos que levam a tumores, e impedí-los de recebr nutrientes e oxigênio via corrente sanguínea. Sem os nutrientes necessários, eles morrem. Assim, ficará mais difícil para um câncer prosperar.
A descoberta também pode beneficiar no tratamento de doenças do coração. Os cientistas estão pesquisando também modos de usar o gene para estimular a criação de vasos sanguíneos no coração, melhorando a função do órgão.
O Wars2 estava sendo estudado em ratos e peixes. Ele já havia sido ligado à obesidade e ao câncer em estudos gerais. Agora, essa nova descoberta poderá ajudar cientistas do mundo todo a melhorar tratamentos de qualquer doença ligada à corrente sanguínea.
A pesquisa foi financiada por grupos internacionais, como o Conselho de Pesquisa Médica do Reino Unido, a Fundação Tanoto de Medicina de Singapura, o governo Tcheco e a União Européia.
Share on Google Plus

Sobre o autor Fábio Anjos

Biólogo Licenciado em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA-CE, Licenciatura Plena, 2010. Atualmente exerce a função de educador nível médio no Projeto Travessia na rede Estadual de Ensino, na Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora e como também na rede municipal de João Alfredo. O mesmo possui Pós-graduação Lato Sensu em Análises Clínicas pela Faculdade Frassinetti do Recife-FAFIRE-PE, 2012. Cursando mestrado, pela Faculdade Norte do Paraná, no curso de Ciências da Educação e Multidisciplinaridade e cursando espanhol pela Universidade de Pernambuco.
    Comente
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário