ANJOS, F. C Fábio Cristovão dos Anjos. Tecnologia do Blogger.

Jovem descobre planta que combate zika vírus e dengue

Uma solução natural para matar as larvas do mosquito aedes aegypti, que espalha os vírus que causam Zika, chikungunya e a dengue.É o extrato das folhas da planta de San Francisco (Codiaeum variegatum)
A descoberta é de um adolescente das Filipinas. Em sua pesquisa, o jovem constatou que substâncias presentes na planta são um poderoso veneno contra as larvas do mosquito.
O jovem Jerouen Paul Lumabao, de 17 anos, fez a pesquisa no fim do ensino médio, quando se desafiou a encontrar uma saída para a propagação do mosquito em sua cidade, ‘Davao City’.
Ver as imagens
Jerouen identificou que muitos inceticidas tem em suas composições extratos de plantas e começou então a fazer testes com espécies comuns em sua comunidade.
A planta de ‘San Francisco’ (Codiaeum variegatum) foi uma das opções de teste do jovem. O experimento deu certo.A planta, bastante comum na região, é utilizada para colorir jardins por toda a cidade.
O jovem pesquisador divulgou seus resultados no último dia 12 de maio na Feira de Ciências Intel e Engenharia, que este ano reuniu mais de 1750 estudantes de 75 países.
Share on Google Plus

Sobre o autor Fábio Anjos

Biólogo Licenciado em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA-CE, Licenciatura Plena, 2010. Atualmente exerce a função de educador nível médio no Projeto Travessia na rede Estadual de Ensino, na Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora e como também na rede municipal de João Alfredo. O mesmo possui Pós-graduação Lato Sensu em Análises Clínicas pela Faculdade Frassinetti do Recife-FAFIRE-PE, 2012. Cursando mestrado, pela Faculdade Norte do Paraná, no curso de Ciências da Educação e Multidisciplinaridade e cursando espanhol pela Universidade de Pernambuco.
    Comente
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário