ANJOS, F. C Fábio Cristovão dos Anjos. Tecnologia do Blogger.

Sexo e câncer

Quem já experimentou, sabe que transar pode ser muito bom, mas também têm seus riscos e eles são ainda maiores quando é feito sexo sem proteção. Risco de engravidar de forma não planejada e indesejada, de pegar uma doença sexualmente transmissível e até mesmo desenvolver um câncer.
Câncer? Será que o sexo pode dar câncer? Pois é, por mais estranho que possa parecer, isso é verdade. Existem diversos estudos que mostram a relação entre as diferentes práticas sexuais e o risco de câncer: sexo vaginal e de câncer de colo de útero, sexo anal e câncer no ânus e no reto, sexo oral e câncer de boca. E sabem que é o grande vilão? É o Papiloma Vírus Humano, mais conhecido como HPV.

Transmissão do HPV

Várias pesquisas realizadas nos últimos têm apontado a infecção pelo HPV como um dos fatores de risco para esses tipos de câncer. Para quem ainda não conhece, o HPV é um vírus transmitido através do contato direto com a pele infectada, principalmente durante a relação sexual sem proteção. Ele é capaz de provocar lesões de pele ou mucosa, que na maioria dos casos regridem espontaneamente, sem precisar de tratamento. Dos mais de 150 tipos existentes, somente alguns poucos estão relacionados aos tumores malignos. É o caso do HPV do tipo 16 e 18, relacionados com o câncer de colo do útero e com o câncer de pênis.
sexo-cancer-2
Mas o que muita gente não sabe é que, além do câncer de colo de útero e de pênis, ele também pode estar relacionado ao câncer de boca e da região ano-retal, principalmente em quem faz sexo oral e anal sem a proteção da camisinha. Várias pesquisas realizadas nos últimos têm apontado a infecção pelo HPV como um dos fatores de risco para esses tipos de câncer. Apesar de não proteger 100% da contaminação pelo HPV, o uso correto e constante do preservativo pode reduzir (e muito!) a chance de contaminação durante a relação sexual.


Share on Google Plus

Sobre o autor Fábio Anjos

Biólogo Licenciado em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA-CE, Licenciatura Plena, 2010. Atualmente exerce a função de educador nível médio no Projeto Travessia na rede Estadual de Ensino, na Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora e como também na rede municipal de João Alfredo. O mesmo possui Pós-graduação Lato Sensu em Análises Clínicas pela Faculdade Frassinetti do Recife-FAFIRE-PE, 2012. Cursando mestrado, pela Faculdade Norte do Paraná, no curso de Ciências da Educação e Multidisciplinaridade e cursando espanhol pela Universidade de Pernambuco.
    Comente
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário