ANJOS, F. C Fábio Cristovão dos Anjos. Tecnologia do Blogger.

Quantos amigos verdadeiros você tem? A Ciência responde

Em plena era do Facebook, todos nós estamos rodeados de ‘amigos’, mas quantos amigos verdadeiros nós realmente temos?
De acordo com uma pesquisa feita pelo antropólogo britânico Robin Dunbar, temos apenas cinco.
Dunbar analisou seis bilhões de ligações telefônicas feitas na Europa em 2007, usando algoritmos para detectar padrões de comportamento em como as pessoas se comunicavam.
Dunbar acredita que, em média, cada pessoa tem um círculo íntimo de cinco amigos verdadeiramente próximos, um círculo de mais ou menos 10 amigos próximos e um círculo amplo de 35 amigos relativamente próximos.
De acordo com o esboço de um trabalho científico enviado ao Arxiv.org, cada um de nós tem um círculo social “externo” de cerca de 100 pessoas, o que arredonda nossa lista de amigos e pessoas conhecidas para 150.
Existem algumas variáveis nas “camadas” — indicando que talvez haja uma diferença entre os extrovertidos e introvertidos.
Os pesquisadores escrevem: “Nós encontramos forte evidência de uma estrutura em camadas. Porém descobrir as camadas mais sutis continua sendo um desafio considerável.”
“[Esses resultados] revelam um pequeno número de grupos e estabelecem uma boa base para as duas camadas exteriores.”
Share on Google Plus

Sobre o autor Fábio Anjos

Biólogo Licenciado em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA-CE, Licenciatura Plena, 2010. Atualmente exerce a função de educador nível médio no Projeto Travessia na rede Estadual de Ensino, na Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora e como também na rede municipal de João Alfredo. O mesmo possui Pós-graduação Lato Sensu em Análises Clínicas pela Faculdade Frassinetti do Recife-FAFIRE-PE, 2012. Cursando mestrado, pela Faculdade Norte do Paraná, no curso de Ciências da Educação e Multidisciplinaridade e cursando espanhol pela Universidade de Pernambuco.
    Comente
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário