ANJOS, F. C Fábio Cristovão dos Anjos. Tecnologia do Blogger.

A religião pode estar ‘mais próxima de morrer’ à medida que o mundo fica mais rico

Religiões como o cristianismo estão ameaçadas pela ascensão de um novo deus: o dinheiro.
Um especialista sugere que as condições sociais que levaram ao surgimento de religiões “moralizadoras”, como o cristianismo, judaísmo e budismo estão agora mudando gradativamente.
As religiões podem estar condenadas devido à crescente riqueza dos povos por todo mundo.
O Dr. Nicholas Baumard argumenta que estas religiões são anteriores ao desenvolvimento das sociedades humanas, quando ultrapassou-se o limiar no qual a maioria das pessoas tinha apenas o suficiente para comer.
Antes deste ponto, as religiões se concentravam nos rituais religiosos, em vez de encorajar as pessoas a se comportarem melhor.
O Dr. Nicholas Baumard argumenta que, neste ponto, as religiões ajudaram a incentivar as pessoas a adotarem um estilo de vida mais “lento”, onde elas podem planejar o futuro, em vez de ‘viver o presente’.
Mas este encorajamento pode não ser mais necessário para nossa sociedade atual, diz ele.
O Dr. Nicholas Baumard disse para a New Scientist: “Quanto mais as pessoas enriquecem e adotam uma estratégia de planejamento de vida, a necessidade de uma regulamentação moral diminui rapidamente, o que até então era um dos benefícios que justificavam manter uma crença religiosa.”
“Se isso for verdade, e nosso ambiente continuar a melhorar, é possível que o cristianismo e outras religiões baseadas no moralismo desapareçam da mesma forma que as religiões Greco-Romanas desapareceram.”
Share on Google Plus

Sobre o autor Fábio Anjos

Biólogo Licenciado em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA-CE, Licenciatura Plena, 2010. Atualmente exerce a função de educador nível médio no Projeto Travessia na rede Estadual de Ensino, na Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora e como também na rede municipal de João Alfredo. O mesmo possui Pós-graduação Lato Sensu em Análises Clínicas pela Faculdade Frassinetti do Recife-FAFIRE-PE, 2012. Cursando mestrado, pela Faculdade Norte do Paraná, no curso de Ciências da Educação e Multidisciplinaridade e cursando espanhol pela Universidade de Pernambuco.
    Comente
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário