ANJOS, F. C Fábio Cristovão dos Anjos. Tecnologia do Blogger.

A idade da sua "primeira vez" pode ter a ver com seu DNA; entenda

Do UOL, em São Paulo
  • Getty Images
Com quantos anos você teve a sua primeira relação sexual? O que fez você achar que era a hora certa para dar esse passo em direção à vida adulta? Um estudo publicado esta semana na revista Nature Genetics afirma que a sua escolha não foi influenciada apenas por fatores sociais –como valores do grupo em que você está inserido, por exemplo-- e econômicos, mas, pasmem, também por motivos genéticos. Os genes influenciariam inclusive na idade em que as mulheres têm o seu primeiro filho.
O início da puberdade que, em média, acontecia aos 18 anos, em 1880, caiu para 12,5 anos, em 1980. Segundo cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, essa queda está associada a variantes genéticas.
"Embora os fatores sociais e culturais sejam claramente relevantes, determinamos que a idade do primeiro encontro sexual de uma pessoa é influenciada pelos genes que atuam no momento da maturidade física e por aqueles que contribuem com as diferenças naturais em nosso tipo de personalidade", afirmou John Perry, um dos autores do estudo.
Perry e o coautor da pesquisa, Ken Ong, realizaram um estudo que analisou dados genéticos de mais de 125 mil pessoas (59.357 homens e 66.310 mulheres), com idades entre 40 e 69 anos, e identificaram 38 variantes relacionadas com a idade da primeira relação sexual. Eles replicaram essas descobertas em 241.910 homens e mulheres da Islândia, e 20.187 em mulheres norte-americanas --com mais de 45 anos-- de ascendência europeia. 
Algumas das variantes que podem estar associadas à primeira relação sexual foram localizadas em genes que implicam na propensão de ter atitudes de risco, no temperamento irritadiço, nos processos e características relacionadas com o desenvolvimento do cérebro.
Mas, os autores afirmam que são necessárias outras pesquisas para comprovar a associação direta entre essas variantes e o início da vida sexual dos seres humanos.

Share on Google Plus

Sobre o autor Fábio Anjos

Biólogo Licenciado em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA-CE, Licenciatura Plena, 2010. Atualmente exerce a função de educador nível médio no Projeto Travessia na rede Estadual de Ensino, na Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora e como também na rede municipal de João Alfredo. O mesmo possui Pós-graduação Lato Sensu em Análises Clínicas pela Faculdade Frassinetti do Recife-FAFIRE-PE, 2012. Cursando mestrado, pela Faculdade Norte do Paraná, no curso de Ciências da Educação e Multidisciplinaridade e cursando espanhol pela Universidade de Pernambuco.
    Comente
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário