ANJOS, F. C Fábio Cristovão dos Anjos. Tecnologia do Blogger.

O que é melhor? O cocô boiar ou afundar? Veja o que a densidade das suas fezes pode dizer sobre sua saúde

poop-emoji-pillow
A Escala de Bristol ou Escala de fezes de Bristol é uma escala médica destinada a classificar a forma das fezes humanas em sete categorias. A forma e a consistência das fezes dependem do tempo de permanência do mesmo no cólon. O cocô saudável é cilíndrico, comprido e sua evacuação acontece sem machucar reto e ânus ou causar outras dificuldades que se tornam um segredo, guardado apenas entre você e o vaso sanitário.
O que muita gente não sabe é que o fato do cocô afundar ou boiar pode ter algum impacto positivo ou negativo na nossa saúde.
O coloproctologista Alexandre Fonoff, coordenador do Centro de Coloproctologia do Hospital Samaritano (São Paulo), diz que o que determina se o cocô boiará ou afundará, é sua composição e isso envolve, além da biologia, um pouco de química e física.

Quando o cocô boia, o que significa

Quando o cocô boia é, geralmente, sinal de gordura a que quando presente nas fezes pode mostrar que a pessoa consumiu comidas gordurosas. O excesso de gordura nas fezes não é saudável: fezes engorduradas geralmente indicam problemas no pâncreas ou no fígado. Outra possibilidade é que haja bolhas de gás no cocô. Isso acontece quando a pessoa produz muitos gases, seja por causa de alimentação rica em alimentos responsáveis por flatulência (feijão e repolho, por exemplo) ou por problemas intestinais permanentes, como a Síndrome do Intestino Curto.
70047556

Cocô que afunda, o que significa

Fezes saudáveis no geral devem afundar. A maior parte da massa fecal é constituída de bactérias da flora, fibras e água, e essas afundam.  Quando afundam, normalmente são fezes mais compactas e, por isso, mais densas. Não se tratam de fezes secas, pelo contrário, comumente elas têm mais água e fibras vegetais e são pobres em gordura e bolhas gasosas.
Share on Google Plus

Sobre o autor Fábio Anjos

Biólogo Licenciado em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA-CE, Licenciatura Plena, 2010. Atualmente exerce a função de educador nível médio no Projeto Travessia na rede Estadual de Ensino, na Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora e como também na rede municipal de João Alfredo. O mesmo possui Pós-graduação Lato Sensu em Análises Clínicas pela Faculdade Frassinetti do Recife-FAFIRE-PE, 2012. Cursando mestrado, pela Faculdade Norte do Paraná, no curso de Ciências da Educação e Multidisciplinaridade e cursando espanhol pela Universidade de Pernambuco.
    Comente
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário