ANJOS, F. C Fábio Cristovão dos Anjos. Tecnologia do Blogger.

Começa se movimentar as peças do 'Xadrez Eleitoral' em João Alfredo-PE

Jogo de xadrez

10949730_397239423733929_4689202001292064662_n

Aos poucos as peças do “xadrez eleitoral” com vistas às eleições municipais marcadas para o mês de outubro do corrente ano, começam a se movimentar na cidade de João Alfredo. As peças iniciam os movimentos, articuladas por jogadores atentos a cada movimento que se fará. Nesse jogo, nunca jogado por inexperientes, não existirá grandes surpresas.

Praticamente a polarização está consolidada para a disputa à prefeitura municipal de João Alfredo: a atual prefeita Maria Sebastiana (PSD) enfrentará o atual vice-prefeito Zé Martins (PSB), sendo ambos pré-candidatos da base governista na “Cidade Feliz”. 

Maria Sebastiana
Maria Sebastiana

O ex-prefeito e ex-deputado Severino Cavalcanti (PP), após ensaiar sua possível pré-candidatura majoritária, inclusive recebendo aval da maioria dos integrantes da Câmara Municipal em relação às contas pendentes de suas gestões, anunciou sua adesão juntamente com o deputado estadual Zé Maurício (PP) à chapa a ser encabeçada pelo vice-prefeito Zé Martins (PSB).

Zé Martins
Zé Martins

Na verdade, Severino Cavalcanti (PP) demorou muito a “botar seu bloco nas ruas”, e viu o seu grupo ser minado em sua maioria por Zé Martins (PSB) e pela prefeita Maria Sebastiana (PSD). Quando resolveu procurar muitos amigos para anunciar sua pretensão eleitoral, Severino recebeu as respostas de que já estavam comprometidos com as pré-candidaturas já postas. A confirmação da citada união será feita durante o ato programado para a tarde deste domingo, na Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora. 

Apoios

Desta forma, os vereadores Pedro Alves (PP) e Socorro Soares (PP) juntam-se aos colegas Erivaldo (PSDB) e Vânia Oliveira (PSDB) no apoio a Zé Martins (PSB), que consolida sua candidatura com a chegada do grupo dos “pés roxos”, somado aos deputados-secretários estaduais Danilo Cabral (PSB) e Nilton Mota Filho (PSB). Fala-se que Severino Cavalcanti indicará o vice-prefeito da chapa do PSB, podendo a escolha recair sobre o ex-vereador Wilson França (PP).

Por sua vez, a prefeita Maria Sebastiana (PSD) também não faz por menos. Na atual legislatura, Maria conta com o apoio de nove vereadores: Zeca Falcão (PSD), José Silvino (DEM), David Santos (PSD), Adriano Soares (PSD), Geraldo Rocha (PSD), Dezinho Júnior (PSD), Leide da Melancia (PSD), André Xavier (PSD) e Walque Dutra (PSD), além de expressivas lideranças nos quadrantes do município.  

Apesar da atual crise financeira que passa o país, Maria Sebastiana toca a gestão municipal com denodo e responsabilidade, revestindo-se em mais um trunfo para a sua campanha rumo à reeleição. O pré-candidato a vice-prefeito de Maria Sebastiana ainda não foi definido, mas já se badala o nome do vereador e ex-vice-prefeito (prefeito em exercício) Zeca Falcão (PSD). 

Resta agora a definição da parte do ex-prefeito (4 mandatos) Sebastião Mendes (PTB), que é adepto daquela expressão do ex-senador Marco Maciel: “quem tem prazo não deve ter pressa”. Pessoalmente, Sebastião já tem sua preferência, mas prefere conversar com integrantes do seu grupo político e com os deputados Ricardo Teobaldo e José Humberto (PTB), para depois anunciar oficialmente a quem apoiar  nas próximas eleições. 

Troca-troca

Pela legislação eleitoral em vigor, o prazo para vereadores de mandato trocarem de partido na verdade encerra-se no dia dois de abril, ou seja, seis meses antes do pleito. O mesmo vale para eleitores que desejam disputar mandatos eletivos se filiarem em suas agremiações preferidas.  

A “janela” encerrada no dia 18 (sexta-feira) passado considerou apenas os deputados federais e estaduais. Desta forma, “no apagar das luzes” das filiações partidárias, muita coisa poderá acontecer ou simplesmente não acontecer nada. Como a política é dinâmica e muda como as nuvens, vale esperar o decorrer dos acontecimentos. Durante os sete meses que faltam para as eleições, “muita água rolará por debaixo da ponte”…

Esse é o jogo. O xadrez eleitoral. O povo? Bem… o povo é o eleitor, que assiste a tudo, analisa as opções, muitas vezes até sem nada entender e levado pela paixão… e depois vota. É a democracia…


Fonte: Dimas Santos
Share on Google Plus

Sobre o autor Fábio Anjos

Biólogo Licenciado em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA-CE, Licenciatura Plena, 2010. Atualmente exerce a função de educador nível médio no Projeto Travessia na rede Estadual de Ensino, na Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora e como também na rede municipal de João Alfredo. O mesmo possui Pós-graduação Lato Sensu em Análises Clínicas pela Faculdade Frassinetti do Recife-FAFIRE-PE, 2012. Cursando mestrado, pela Faculdade Norte do Paraná, no curso de Ciências da Educação e Multidisciplinaridade e cursando espanhol pela Universidade de Pernambuco.
    Comente
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário