ANJOS, F. C Fábio Cristovão dos Anjos. Tecnologia do Blogger.

Após 80 anos de casamento, idosa com Alzheimer só reconhece seu marido

Aos 97 anos, dona Genésia Genebrina Soares de Araújo tem uma família gigante: são 103 descendentes entre filhos, netos, bisnetos e até tataranetos. Mas, vítima de Alzheimer há seis anos, ela só reconhece uma pessoa. Seu marido.
A vida ao lado de Luiz Gonzaga de Araúo começou cedo, há 80 anos. Os dois se casaram em 1936, contra a vontade da família dela, de melhores condições financeiras. Movida pelo amor, se mudou com ele para uma casa no quintal de seu sogro.
Desde 2009, porém, Genésia é vítima de Alzheimer. Hoje, a moradora de Natal no Rio Grande do Norte, vive quase que em tempo integral na cama de hospital. O único fio de lembrança que mantém com a vida que viveu é Luiz.
Quando questionada sobre sua vida, dona Genésia não se lembra de absolutamente nada. Segundo Rita Maria, a filha caçula do casal, a mãe só reage positivamente quando questionada sobre o casamento. Ao ser indagada sobre quem é seu marido, responde sem titubear: Luiz Gonzaga.
Já Luiz, hoje com 100 anos, passa os dias relembrando os casos que viveu com a mulher. Conta que eles sempre foram de conversar muito e que ela adorava, assim como ele, ler. Para os médicos, o hábito foi crucial para que a doença demorasse para a avançar em Genésia.
Segundo a família, a situação da senhora de 97 anos piorou mesmo há três anos, quando um de seus filhos morreu por conta de um câncer. Era o xodó da mãe, diz Rita Maria. Desde então a doença avançou e somente a lembrança do marido, depois de 80 anos juntos, a mantém conectada como o que ela é, foi e viveu.
Share on Google Plus

Sobre o autor Fábio Anjos

Biólogo Licenciado em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA-CE, Licenciatura Plena, 2010. Atualmente exerce a função de educador nível médio no Projeto Travessia na rede Estadual de Ensino, na Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora e como também na rede municipal de João Alfredo. O mesmo possui Pós-graduação Lato Sensu em Análises Clínicas pela Faculdade Frassinetti do Recife-FAFIRE-PE, 2012. Cursando mestrado, pela Faculdade Norte do Paraná, no curso de Ciências da Educação e Multidisciplinaridade e cursando espanhol pela Universidade de Pernambuco.
    Comente
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário