ANJOS, F. C Fábio Cristovão dos Anjos. Tecnologia do Blogger.

Fatos sobre HIV

image


A AIDS é causada pelo vírus HIV (vírus da imunodeficiência humana, na sigla em inglês). O vírus mata ou danifica as células do sistema imunológico, destruindo progressivamente a habilidade de o organismo combater infecções oportunistas como as provocadas por outros vírus, fungos ou bactérias.

Muita gente já sabe essas e outras informações, como por exemplo as formas de contágio. Mas ainda existem questões que você provavelmente não sabe sobre HIV.  
Listamos 5 informações importantes:     

Existe uma “quase cura” para a Aids 

Os medicamentos contra aids, os antirretrovirais, inibem a multiplicação do vírus e/ou a entrada dele nas células. Isso é bom porque significa uma “quase cura”.  Ou seja, a chance de se transmitir o vírus cai drasticamente.   Contrair a doença não é tão simples As vezes nos enganamos pensando que contrair HIV é muito comum.  Na verdade a maior forma de contágio é pelo sexo anal passivo e chega, no máximo, a 3%. Mesmo assim, ainda é preciso tomar cuidado.  

“Pílula do dia seguinte” para o HIV

Sim, ela existe e é recomendada para quem passou por alguma situação de risco com o vírus HIV.  São três comprimidos que contêm quatro drogas combinadas contra o HIV. O medicamento deve ser tomado durante 28 dias após o contato com o vírus, é possível reduzir as chances de contrai-lo em mais de 90%. O tratamento é feito pelo SUS e precisa ser iniciado até 72 horas após a transa.

Bebês de mães soropositivas podem nascer saudáveis 

Gestantes devem obrigatoriamente fazer o teste de HIV durante o pré-natal. Se estiverem infectadas, é fundamental iniciar logo o tratamento a fim de evitar que o vírus seja transmitido para o feto. Hoje, é perfeitamente possível para uma mulher infectada engravidar e dar à luz um bebê livre do vírus.

Duas pessoas com o vírus não podem ter relações sem o uso de preservativo 

Não podem pois sempre existe a possibilidade de contaminação entre diferentes subtipos de vírus. Além disso, há outras doenças sexualmente transmissíveis que podem ser transmitidas entre os parceiros.  
Share on Google Plus

Sobre o autor Fábio Anjos

Biólogo Licenciado em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA-CE, Licenciatura Plena, 2010. Atualmente exerce a função de educador nível médio no Projeto Travessia na rede Estadual de Ensino, na Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora e como também na rede municipal de João Alfredo. O mesmo possui Pós-graduação Lato Sensu em Análises Clínicas pela Faculdade Frassinetti do Recife-FAFIRE-PE, 2012. Cursando mestrado, pela Faculdade Norte do Paraná, no curso de Ciências da Educação e Multidisciplinaridade e cursando espanhol pela Universidade de Pernambuco.
    Comente
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário