ANJOS, F. C Fábio Cristovão dos Anjos. Tecnologia do Blogger.

Família Rapunzel: 7 irmãs com tranças de 11,27 m patentearam tônico “milagroso”

Um grupo de mulheres tornou-se celebridade no século 19 nos EUA.
As irmãs Sutherland (Sarah, Victoria, Isabella, Grace, Naomi, Maria e Dora) tinham seus cabelos tão grandes que tocavam o chão. Medindo o cabelo de todas, o total era de 11,27 metros de comprimento!
O biógrafo Brandon Stickney revelou que elas se tornaram famosas por terem patenteado um “elixir milagroso” para crescimento capilar, vendendo mais de R$ 7,2 milhões de reais na época.
As irmãs nasceram entre 1851 e 1865 em uma comunidade agrícola de Cambria, Nova York. Em uma tentativa de tirar a família da pobreza, o reverendo Fletcher Sutherland, pai das meninas, colocou-as para fazer shows, originalmente como cantoras.
Mas a carreira não deu certo e o circo Barnum & Bailey explorou o marketing por trás do cabelo com a frase “as sete maravilhas mais agradáveis do mundo”. A empresa percebeu que o público ficava encantado com as tranças das irmãs, muito mais do que com seus talentos vocais.
Apesar dos shows consistirem de música nas igrejas, salão de canções e baladas da época, elas recebiam elogios pelos cabelos”, comentou o biógrafo.
A mãe, Maria, morreu em 1887 e ficou conhecida por aplicar uma pomada com cheiro ruim em seus cabelos para estimular o crescimento. Em uma tentativa de arrecadar dinheiro das pessoas que ficavam encantadas com o tamanho das tranças, o pai resolveu vender um tônico com a assinatura da família.
O tônico era composto por 56% de água, 44% de rum e um pouco de sal, magnésio e ácido clorídrico. O rótulo dizia: “Para os nossos clientes uma preparação usada por nós mesmos. Recomendamos para todo mundo”.
Graças a suas táticas de marketing, o pai conseguiu vender mais de 2,5 milhões de unidades das garrafas que foram produzidas em 1890. Quatro anos depois a família já tinha arrecado mais de R$ 7,2 milhões.
Na época, tornaram-se celebridades e sempre estavam nas primeiras páginas dos principais jornais como o Cosmopolitan.
Apesar de ter faturado milhões com a venda, toda a família morreu na miséria devido aos gastos exorbitantes.
Share on Google Plus

Sobre o autor Fábio Anjos

Biólogo Licenciado em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA-CE, Licenciatura Plena, 2010. Atualmente exerce a função de educador nível médio no Projeto Travessia na rede Estadual de Ensino, na Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora e como também na rede municipal de João Alfredo. O mesmo possui Pós-graduação Lato Sensu em Análises Clínicas pela Faculdade Frassinetti do Recife-FAFIRE-PE, 2012. Cursando mestrado, pela Faculdade Norte do Paraná, no curso de Ciências da Educação e Multidisciplinaridade e cursando espanhol pela Universidade de Pernambuco.
    Comente
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário