ANJOS, F. C Fábio Cristovão dos Anjos. Tecnologia do Blogger.

Diretor da Globo, Mauro Mendonça Filho diz que não existe mais "teste do sofá hétero"

Em entrevista a jornal, diretor deu a entender que "teste do sofá" permanece nos bastidores da TV entre os gays
A ideia de que um ator ou atriz, para conseguir um papel em uma novela, precisa fazer sexo com o autor ou o diretor é uma lenda que alimenta a fantasia de muita gente. O chamado "teste do sofá" já foi objeto de algumas denúncias, mas permanece como um tabu, a respeito do qual pouca gente fala abertamente.
Achei surpreendente, por isso, uma declaração sobre o assunto dada por Mauro Mendonça Filho, diretor da novela "Verdades Secretas", em entrevista ao jornal O Globo, publicada neste domingo (06).
A certa altura da conversa, as repórteres Natalia Castro e Valquíria Daher questionaram o diretor sobre o seu papel como "administrador" das equipes que dirige. Depois de uma longa explicação, ele resumiu sua forma de agir em cena assim: "Meu esquema é o da camaradagem". Elas então perguntaram: "Aquela imagem do diretor carrasco ficou para trás?" Ao que Mendonça respondeu:
"É um clichê antigo, não existe mais. Esses clichês todos mudaram, até o teste do sofá… hétero!"
Surpresas com a resposta, que sugere a permanência de testes do sofá com homossexuais, as jornalistas ainda o questionaram: "Hétero?" Em sua resposta, Mendonça parece confirmar que um tipo de exploração sexual de candidatos a atores ainda é praticada:
"Sim, as meninas já chegam com 18, 19 anos e ferram com nossas vidas, podem acabar com você, entendeu? Os meninos, os bofes, chegam e te dão uma espinafrada. Já os gays chegam com os olhos arregalados, o pessoal vai em cima direto. Mas tudo mudou, não existe mais isso de diretor déspota. Ele tem que ser um diplomata, um alquimista, um gestor com alquimia, com certa magia para transformar atores e cenas naquilo que o espectador quer ver. Se você tem aquele brilho no olhar, não precisa de tirania, somente firmeza."
Vale observar que o assunto, muito grave, foi levantado por iniciativa do próprio diretor. Infelizmente, não teve prosseguimento na entrevista.

Share on Google Plus

Sobre o autor Fábio Anjos

Biólogo Licenciado em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA-CE, Licenciatura Plena, 2010. Atualmente exerce a função de educador nível médio no Projeto Travessia na rede Estadual de Ensino, na Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora e como também na rede municipal de João Alfredo. O mesmo possui Pós-graduação Lato Sensu em Análises Clínicas pela Faculdade Frassinetti do Recife-FAFIRE-PE, 2012. Cursando mestrado, pela Faculdade Norte do Paraná, no curso de Ciências da Educação e Multidisciplinaridade e cursando espanhol pela Universidade de Pernambuco.
    Comente
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário