ANJOS, F. C Fábio Cristovão dos Anjos. Tecnologia do Blogger.

Facebook muda ícone para igualar representação de homens e mulheres

Designer mudou ícone "amigos" da rede; à esquerda, o antigo; à direita, o novo com homem e mulher "iguais"Além de recentemente mudar o logotipo, o Facebook começou a fazer mudanças em alguns ícones da rede, dentre elas está o "amigos". A nova versão, que ainda não foi implementada em todos os perfis, prioriza o ícone o papel feminino. Na versão anterior, a imagem da mulher era menor que a do homem e com ombros pequenos.
Os detalhes da mudança foram explicados por Caitlin Winner, gerente de design do Facebook, em um post em inglês na ferramenta Medium. Segundo ela. Após começar a trabalhar na empresa, ela notou que o glyph kit (arquivo de padrões de ícones da rede social) tinha uma imagem de mulher com os ombros deformados.
"O ícone da mulher precisava de um ombro, então eu desenhei um e assim começou minha odisseia em mudar o desenho", disse. "Não achei que estava com esses ombros menores por má intenção. Porém, como sou uma mulher com dois ombros grandes, aquilo me ofendeu.
Reprodução
Novo ícone "grupos" conta com uma mulher no primeiro plano e dois homens no segundo plano
Após a mudança do ícone amigos, a designer passou a redesenhar outros itens da rede social, como o "grupos". Na versão anterior, no primeiro plano havia um homem e, no segundo plano, outro homem e uma mulher. Na versão redesenhada por Caitlin, a mulher foi colocada na frente e dois homens ficaram no segundo plano.
"Salvei essas novas versões no arquivo de padrões de ícones do Facebook, sem ter a certeza se estava quebrando alguma regra e esperando uma série de reclamações de designers por estar bagunçando os ícones da rede. Em vez disso, de alguma forma, os novos ícones passaram a aparecer em novos produtos da companhia e em nossas novas plataformas", afirmou.
De acordo com Caitlin, após esse projeto, ela passou a valorizar mais o simbolismo dos ícones. Ela informa que, recentemente, o time de design mudou o ícone "mundo" da área de notificações. Dessa forma, pessoas que não vivem na América conseguem ver seu continente em vez do continente americano.

Share on Google Plus

Sobre o autor Fábio Anjos

Biólogo Licenciado em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA-CE, Licenciatura Plena, 2010. Atualmente exerce a função de educador nível médio no Projeto Travessia na rede Estadual de Ensino, na Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora e como também na rede municipal de João Alfredo. O mesmo possui Pós-graduação Lato Sensu em Análises Clínicas pela Faculdade Frassinetti do Recife-FAFIRE-PE, 2012. Cursando mestrado, pela Faculdade Norte do Paraná, no curso de Ciências da Educação e Multidisciplinaridade e cursando espanhol pela Universidade de Pernambuco.
    Comente
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário