ANJOS, F. C Fábio Cristovão dos Anjos. Tecnologia do Blogger.

7 alimentos que diminui o risco das doenças cardíacas

Os melhores alimentos que podem reduzir dramaticamente o risco de doença cardíaca, com o bônus adicional de eliminar alguns quilinhos, e também prevenir contra a diabetes. (Fotos: Shutterstock)
Imagine uma sala cheia de 10 pessoas que você conhece pessoalmente. Oito delas podem estar em risco de doença coronariana, de acordo com um surpreendente novo estudo publicado esta semana. Mas você não precisa fazer parte desse grupo: é possível baixar esse risco para menos da metade, apenas seguindo algumas simples orientações.
Na verdade, mais de 50 por cento das mortes causadas por problemas cardíacos que ocorrem todos os anos poderiam ter sido evitadas, de acordo com o estudo conduzido pelos pesquisadores da Universidade de Emory, em Atlanta. Você já sabe que precisa evitar o cigarro, mas as outras quatro causas principais das doenças cardíacas – obesidade, colesterol alto, pressão alta, e diabetes – podem ser eliminadas, ou reduzidas, em muito, com apenas algumas mudanças na dieta, conforme demonstram os estudos.
Assim sendo, tome as rédeas da sua saúde. Os editores da revista ‘Eat this, Not that!’ Identificaram os melhores alimentos para reduzir dramaticamente o seu risco de doença cardíaca, com o bônus adicional de eliminar alguns quilinhos e prevenir contra a diabetes.
AMIGO DO CORAÇÃO Nº 1
Noz
A Mãe-Natureza pode estar nos dando uma dica: as nozes, com o seu formato em coração, estão repletas de antioxidantes e ácidos graxos omega-3, que podem reduzir de forma significativa o risco de doenças cardíacas – um termo vasto, que engloba um número de complicações mortíferas (incluindo ataque cardíaco e acidente vascular cerebral), responsáveis por cerca de 600.000 mortes nos Estados Unidos a cada ano. A revisão de estudos científicos mais completa, relacionada com o consumo de nozes mostrou que ingerir 28g de nozes, cinco ou mais vezes por semana – o que é apenas um punhado, todos os dias – pode reduzir o risco de doenças cardíacas em quase 40%.
O segredo Eat This, Not That!um recente estudo que analisou os benefícios à saúde das diferentes partes da noz – a pele, a “carne”, e o óleo – descobriu que os maiores benefícios para a saúde estão no óleo. É possível extrair os óleos voláteis da noz ao assá-la numa frigideira em fogo médio, até começar a liberar o seu aroma. Experimente também uma garrafinha de óleo de noz – é um óleo delicioso, perfeito para criar molhos de saladas, ou para temperar diretamente pratos de massa. Descubra mais segredos de dieta exclusivos no relatório especial de Eat This, Not That!: os 7 melhores alimentos para a rápida perda de peso.
AMIGO DO CORAÇÃO Nº 2
Chocolate
Boas notícias, chocólatras: dezenas de estudos mostram que quem consome chocolate – seja na forma de chocolate quente, ou chocolate negro em barra – está em forma cardíaca muito superior a quem não consome esse manjar dos deuses. Um estudo realizado ao longo de nove anos, e publicado no jornal ‘Circulation: Heart Failure,’ descobriu que as mulheres que consumiam uma ou duas porções de chocolate por semana tinham um risco 32 por cento menor de desenvolverem um problema cardíaco. E um segundo estudo, de longo prazo, descobriu que os homens que comem mais chocolate – cerca de 1/3 de uma xícara de lascas de chocolate negro por semana – apresentavam uma diminuição de 17 por cento no risco de sofrerem um acidente vascular cerebral, se comparado com quem não consome chocolate. Os pesquisadores atribuem os benefícios do chocolate aos polifenóis e flavonóides, compostos anti-inflamatórios que ajudam a proteger o coração.
Selo de aprovação da Eat This, Not That!o chocolate negro mais saudável contém 74 por cento ou mais de cacau, mas se você está levando mesmo a saúde do seu coração a sério, nunca compre chocolate com menos de 60 por cento de cacau. A revista ‘Eat This, Not That!’ Recomenda a barra de chocolate Lindt Excellence com 85% de cacau. Este chocolate não é alcalinizado – um processo que remove o amargo natural do cacau à custa dos seus compostos saudáveis e naturais – e você pode aproveitar quatro deliciosos quadradinhos contendo apenas 230 calorias e 5 gramas de açúcar, ou, experimente os doces que incluímos na lista aprovada pela ‘Eat This, Not That!’: os 10 melhores lanches de sempre para perder peso!
AMIGO DO CORAÇÃO Nº 3
Edamame
Não espere para comer esse tipo de vagem somente quando for a um restaurante de sushi! As vagens de soja verde são o lanche ideal para qualquer hora, pois são uma excelente fonte de magnésio, ácido fólico e potássio. Esses nutrientes podem ajudar a baixar a pressão arterial, apoiam a saúde do coração e reduzem o risco de doenças cardíacas. A fibra protege o coração ao aumentar a nossa capacidade de produzir receptores de lipoproteína de baixa densidade (LDL), que puxa o “mau” colesterol para fora do sangue. Os feijões são uma excelente fonte desse tipo de fibra. Os pesquisadores da Universidade de Leeds analisaram vários estudos e descobriram que o risco de doença cardiovascular era significativamente menor para cada 7 gramas de fibra consumida.
Eat This, Not That! Recomenda: nós gostamos do edamame assado a seco com wasabi da Seapoint Farms. Além da textura crocante e do sabor picante, oferece 11 gramas de proteína de soja e 5 gramas de fibra, para cada porção de 100 calorias.
AMIGO DO CORAÇÃO Nº 4
Chá Rooibos (Vermelho)
Um estudo recente da Universidade de Penn State descobriu que as pessoas que reagem mal a situações de estresse têm elevados níveis de inflamação em seus corpos – e a inflamação está diretamente ligada à obesidade, assim como a doenças como a diabetes, doenças cardíacas e câncer. Quando a ansiedade fica em alta, você também fica à mercê de hormônios como o cortisol – conhecido como o “hormônio dos pneus,” por causa da sua habilidade de tirar os lipídios da circulação sanguínea e armazená-los nas células de gordura. O que faz o chá rooibos especialmente bom para acalmar a sua mente é um flavonoide chamado aspalatina. As pesquisas mostram que este composto pode reduzir os hormônios do estresse que ativam a fome e o armazenamento de gordura – mantendo assim o seu coração saudável.
Drink This, Not That!: aprenda que beber uma xícara de rooibos às 9 da manhã pode ajudar a derreter a gordurinha – e finalmente conseguir uma noite de sono descansado e profundo – no revolucionário plano de emagrecimento 7 dias de chá detox para uma barriga lisa.
AMIGO DO CORAÇÃO Nº 5
Tomate
Os americanos comem mais tomates e alimentos produzidos a partir do tomate do que qualquer outro “vegetal” (o tomate na verdade é uma fruta) sem amido. E isso é uma boa notícia pois, de acordo com os pesquisadores, os tomates são ricos em licopeno, um antioxidante que, ao contrário da maioria dos nutrientes contidos nos alimentos frescos, aumenta ainda mais após o cozimento e o processamento. Dezenas de estudos sugerem uma relação entre o consumo regular de tomates, ricos em licopeno, e a diminuição do risco de doenças cardiovasculares, danos à pele e certos tipos de câncer. Em pesquisas descobriu-se que até mesmo uma “pílula de tomate concentrado” melhorava em 53 por cento o alargamento dos vasos sanguíneos em pacientes com doença cardiovascular, quando comparado com o placebo.
O segredo Eat This, Not That!: considere abrir a carteira para comprar tomate orgânico. As pesquisas sugerem que tomates orgânicos podem ter níveis mais altos de polifenóis, que protegem das doenças, e de vitamina C, que as variedades de tomates cultivadas de maneira convencional.
AMIGO DO CORAÇÃO Nº 6
Linhaça
Uma simples colher de sopa dessas sementes ultrapoderosas traz cerca de três gramas de fibra, por apenas 55 calorias. Nós gostamos dessa proporção. Isso sem mencionar que as sementes de linhaça são a fonte vegetal mais rica em gorduras omega-3, que ajudam a reduzir a inflamação, equilibrar as alterações de humor, ajudam a prevenir doenças cardíacas e a diabetes. Uma dieta com gorduras saudáveis para o coração, como as gorduras encontradas nas sementes de linhaça, aumenta os níveis de HDL, o bom colesterol.
Dica Eat This, Not That!: a linhaça tem um ponto de fumo muito baixo, por isso não recomendamos cozê-la, mas sim utilizá-la como um saboroso crocante num batido, ou em molhos para saladas e iogurtes. Proteja-se de outras doenças – e perca até 7Kg em 14 dias – com esta lista de 9 Superalimentos para uma barriga lisa.
AMIGO DO CORAÇÃO #7
Broto de alho
Alho “brotado” – dentes velhos de alho que brotaram – acabam quase sempre no lixo. Mas os cientistas relatam que esse tipo de alho tem ainda mais antioxidantes, bons para a saúde do coração, do que o alho fresco. O extrato de alho envelhecido, conhecido também como alho kyolic (conhecido também por A.G.E. em inglês) é um suplemento popular porque não tem odor (e que ainda ajuda na hora do beijo). Umestudo descobriu que os participantes que ingeriram quatro comprimidos por dia experimentaram uma redução no acúmulo de placa de gordura em suas artérias.
Eat This, Not That! Recomenda: experimente o extrato de alho envelhecido da Kyolic — 4 ml por dia estimulam a sua circulação sem causar nenhum tipo de odor.
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Sobre o autor Fábio Anjos

Biólogo Licenciado em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA-CE, Licenciatura Plena, 2010. Atualmente exerce a função de educador nível médio no Projeto Travessia na rede Estadual de Ensino, na Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora e como também na rede municipal de João Alfredo. O mesmo possui Pós-graduação Lato Sensu em Análises Clínicas pela Faculdade Frassinetti do Recife-FAFIRE-PE, 2012. Cursando mestrado, pela Faculdade Norte do Paraná, no curso de Ciências da Educação e Multidisciplinaridade e cursando espanhol pela Universidade de Pernambuco.
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