ANJOS, F. C Fábio Cristovão dos Anjos. Tecnologia do Blogger.

Cinco curiosidades sobre o sêmen

Fonte: Think Stock


O sêmen, incorretamente chamado de esperma (e vulgarmente conhecido como p***a) é tão misterioso quanto a matéria escura – ou pelo menos tão cercado de mitos quanto ela. Por causa disso a revista Cosmopolitan conversou com Abraham Morgentaler, professor de urologia de Harvard e autor do livro The Truth About Men and Sex, para diferenciar fatos seminais de ficção. Confira a seguir cinco curiosidades que você provavelmente ignorava sobre a substância. 

1. Sêmen não é a elite dos fluidos corporais
“Ao contrário de alguns germes, o esperma não é particularmente resistente”, afirma Dr. Morgentaler. “Eles são feitos para serem depositados bem perto de onde precisam ir para gerar a gravidez, e morrem rapidamente quando expostos ao calor, frio, mudanças no pH, ressecamento e até mesmo exposição a água – exceto quando ela é tratada quimicamente”. Portanto, é impossível engravidar se houver esperma na água da banheira ou no assento da privada. É tudo mito! 

Fonte: Think Stock


2. Banho de banheira quente interfere na qualidade do sêmen 
“A fertilidade masculina às vezes pode ser delicada. Por este motivo, recomendo aos meus pacientes interessados no assunto a viverem ‘limpos e tranquilos’”, conta Dr. Morgentaler. Com ‘limpo’ ele se refere ao uso de drogas – Dr. Morgentaler cita evidências de que a maconha, álcool e o tabagismo (entre outras drogas) podem reduzir a fertilidade masculina. Já quanto ao ‘tranquilo’, ele quer dizer que homens que usam mais a banheira do que o chuveiro têm contagem de espermatozoides mais baixa. 

3. Engolir não traz qualquer benefício pra você
“Sêmen contém proteína, além de açúcares que agem como fonte de energia, e que permite que o espermatozoide ‘nade’. Mas não acredito que veremos shakes pós-malhação feitos de sêmen tão cedo”, garante Dr. Morgentaler. Portanto, não há motivo pra engolir ou passar sêmen no rosto, a menos que você ache realmente excitante. 

Fonte: Think Stock


4. Comer abacaxi não vai melhorar o sabor 
“Alguns alimentos claramente fazem a urina ter um odor diferente. O melhor exemplo é o aspargo”, afirma Dr. Morgentaler. “No entanto, desconheço qualquer evidência científica de que os alimentos possam alterar o sabor do sêmen”. Sendo assim, não adianta pressionar o cara pra comer abacaxi ou evitar aspargos antes do sexo. Por outro lado, Dr. Morgentaler sugere que “talvez seja a hora de um teste com placebo”. Alguém se habilita?

5. Quantidade não é qualidade
“A maior parte do fluido no sêmen vem das vesículas seminais, sendo o restante oriundo da próstata”, explica Dr. Morgentaler. “O volume de fluido é reduzido quando um homem desidratado ejacula”. Problemas na próstata também podem causar a diminuição no volume, bem como baixos níveis de testosterona (o que também pode levar à infertilidade). Se você estiver preocupada com o sêmen dele, peça para o parceiro procurar um médico. 
Share on Google Plus

Sobre o autor Fábio Anjos

Biólogo Licenciado em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA-CE, Licenciatura Plena, 2010. Atualmente exerce a função de educador nível médio no Projeto Travessia na rede Estadual de Ensino, na Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora e como também na rede municipal de João Alfredo. O mesmo possui Pós-graduação Lato Sensu em Análises Clínicas pela Faculdade Frassinetti do Recife-FAFIRE-PE, 2012. Cursando mestrado, pela Faculdade Norte do Paraná, no curso de Ciências da Educação e Multidisciplinaridade e cursando espanhol pela Universidade de Pernambuco.
    Comente
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário