ANJOS, F. C Fábio Cristovão dos Anjos. Tecnologia do Blogger.

Cientistas divulgam exoplaneta com anéis 200 vezes maiores que os de Saturno

ReproduçãoEspecialistas divulgaram os primeiros detalhes do J1407b, um exoplaneta jovem descoberto recentemente. Chama atenção o fato de ele ter anéis 200 vezes maiores do que os de Saturno. Ele está orbitando uma estrela também recém-descoberta, que tem semelhanças com o Sol, chamada J1407.
“Podemos dizer que isso é um tipo de super Saturno”, afirmou Eric Mamajek, da Univeristy of Rochester. “Os detalhes que conseguimos ver na curvatura da luz desses anéis é algo incrível, totalmente fantástico”.
Após observações, os especialistas puderam concluir que, por exemplo, que os anéis gigantescos bloqueiam 95% da luz vinda da J1407 em vários dias. As pesquisas apontaram também que os anés tem aproximdamente 120 milhões de quilômetros de diâmetro —levando em consideração o último e maior deles.
A beleza dos anéis do J1407b, porém, está “com os dias contados”. A estimativa dos especialistas é que nos próximos sete milhões de anos esses anéis comecem a desaparecer e passem a dar espaço a satélites naturais.
“Se pudéssemos trocar os anéis de Saturno pelos do J1407b, apenas para se ter uma noção do tamanho deles, seria possível vê-los no céu terrestre, a olho nu, muito mais facilmente do que enxergamos a lua cheia, por exemplo”, concluiu Mamajek.
Share on Google Plus

Sobre o autor Fábio Anjos

Biólogo Licenciado em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA-CE, Licenciatura Plena, 2010. Atualmente exerce a função de educador nível médio no Projeto Travessia na rede Estadual de Ensino, na Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora e como também na rede municipal de João Alfredo. O mesmo possui Pós-graduação Lato Sensu em Análises Clínicas pela Faculdade Frassinetti do Recife-FAFIRE-PE, 2012. Cursando mestrado, pela Faculdade Norte do Paraná, no curso de Ciências da Educação e Multidisciplinaridade e cursando espanhol pela Universidade de Pernambuco.
    Comente
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário