ANJOS, F. C Fábio Cristovão dos Anjos. Tecnologia do Blogger.

Como o câncer começa? Todos deveriam saber como se formam células cancerígenas

celulas cancerigenas ilustracao 0617 400x800
© Fornecido por Batanga Media Difusão pela Internet LTDA celulas cancerigenas ilustracao 0617 400x800


Para muitas pessoas a palavra “câncer” já provoca preocupações e chega até ser evitada de forma quase supersticiosa, mas ignorar sua existência apenas contribui para o medo, o preconceito e a falta de consciência sobre o assunto.
Entender como um câncer começa, por exemplo, ajuda a antecipar diagnósticos, tratamentos e, claro, uma cura da condição que abriga um grupo de mais de 200 doenças diferentes. Aprenda como ocorre a formação de células cancerígenas, de acordo com informações do site do Instituto Oncoguia:

Como células cancerígenas se formam no organismo

celula cancer ataque 0817 400x1400
© Fornecido por Batanga Media Difusão pela Internet LTDA celula cancer ataque 0817 400x1400

O câncer começa quando há um descontrole no crescimento de células de determinado órgão ou tecido. A anormalidade faz com que as células cancerosas, em vez de morrer, aumentem e formem novas células que, ao contrário das normais, invadem outros tecidos e assumem características aberrantes quando comparadas a células normais.
As células se tornam cancerosas quando há um dano no DNA, atrapalhando o trabalho de genes que controlam o crescimento e a divisão normal das células.
A alteração no DNA pode ser herdada ou causada por fatores externos, como exposição excessiva ao sol ou tabagismo, por exemplo, em casos mais óbvios. Mas nem sempre é possível determinar exatamente o que causou um câncer em um indivíduo.
cancer no corpo 0317 400x800
© Fornecido por Batanga Media Difusão pela Internet LTDA cancer no corpo 0317 400x800

As células cancerígenas geralmente formam um tumor, mas no caso de leucemia, elas, na maioria das vezes, atingem o sangue e os órgãos hematopoiéticos e circulam por tecidos onde elas se desenvolvem.
Quando entram na corrente sanguínea ou nos vasos linfáticos, as células cancerosas se espalham em outras partes do corpo, crescendo e formando novos tumores que, ao longo do tempo, passam a substituir o tecido normal. O processo de disseminação do câncer é que chamamos de metástase, o estágio mais avançado da doença.
Share on Google Plus

Sobre o autor Fábio Anjos

Biólogo Licenciado em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA-CE, Licenciatura Plena, 2010. Atualmente exerce a função de educador nível médio no Projeto Travessia na rede Estadual de Ensino, na Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora e como também na rede municipal de João Alfredo. O mesmo possui Pós-graduação Lato Sensu em Análises Clínicas pela Faculdade Frassinetti do Recife-FAFIRE-PE, 2012. Cursando mestrado, pela Faculdade Norte do Paraná, no curso de Ciências da Educação e Multidisciplinaridade e cursando espanhol pela Universidade de Pernambuco.
    Comente
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário