ANJOS, F. C Fábio Cristovão dos Anjos. Tecnologia do Blogger.

Dificuldade para perder peso? O café pode ser o vilão

Xícara de café com fica métrica: Segundo um estudo, a cafeína amortece os receptores de sabor, reduzindo a percepção das pessoas sobre a doçura dos alimentos. Isso levaria a um aumento da vontade de alimentos doces.
© Getty Images Segundo um estudo, a cafeína amortece os receptores de sabor, reduzindo a percepção das pessoas sobre a doçura dos alimentos. Isso levaria a um aumento da vontade de alimentos doces.


Se você está enfrentando dificuldades para perder peso, cortar o café da dieta talvez ajude. Pode ser mais difícil para os amantes da cafeína, mas, de acordo com um novo estudo publicado no periódico científico Journal of Food Science, o café pode aumentar a vontade de comer doces.
Além disso, o fato de a cafeína deixar as pessoas mais alertas pode reduzir a percepção do sabor doce nas papilas gustativas, fazendo com que consumam mais açúcar, segundo informações do site britânico Daily Mail.

O estudo

Pesquisadores da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, analisaram 107 voluntários, que foram divididos em dois grupos. O primeiro recebeu um café descafeinado com um suplemento de cafeína de 200 miligramas.
O outro grupo também recebeu café descafeinado, com a adição de uma substância que simulava o mesmo sabor da bebida anterior, mas sem a cafeína. Em ambos os casos, as bebidas foram adoçadas com açúcar.

Cafeína = alteração

Depois de tomarem as bebidas, todos os participantes completaram exames sensoriais para avaliar quais poderiam ser as alterações no sabor. Os resultados mostraram que os voluntários que tomaram a bebida com o suplemente do cafeína acharam que ela tinha um sabor menos doce, em comparação com os que tomaram o café sem cafeína. Lembrando que ambos tinham a mesma quantidade de açúcar e, na prática, o mesmo sabor.
Os pesquisadores acreditam que a capacidade da cafeína em amortecer os receptores do sabor, leva ao estado de alerta, mas também reduz a percepção das pessoas sobre a doçura dos alimentos. Isso poderia fazer com que elas tenham uma ânsia maior por esses sabores e acabem consumindo uma quantidade maior de doces.
“Quando você bebe a cafeína, ela muda o modo como você percebe o gosto dos alimentos pelo tempo que o efeito durar. Então, se você comer logo após ingerir um café ou outras bebidas com cafeína, provavelmente vai perceber a comida de maneira diferente”, disse Robin Dando, principal autor do estudo, ao Daily Mail.

Efeito placebo

Além da relação com o sabor, os participantes mostraram o mesmo nível de alerta, normalmente associado à cafeína, ao ingerir ambas as bebidas. Segundo os cientistas, isso fortalece a crença de que o café tem um efeito energético placebo.
“O ato de beber café, com seu aroma e sabor, geralmente é seguido de uma sensação de alerta. Entretanto, os voluntários sentiram-se mais despertos mesmo quando a cafeína não estava lá”, disse Dando. “O que parece ser importante é a própria ação em si. Apenas pensar que beber o café fará você se sentir mais acordado, faz você se sentir mais acordado.”
Fonte: http://www.msn.com/pt-br/saude/nutricao/dificuldade-para-perder-peso-o-caf%C3%A9-pode-ser-o-vil%C3%A3o/ar-AAqRt9E?li=AAggXC1
Share on Google Plus

Sobre o autor Fábio Anjos

Biólogo Licenciado em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA-CE, Licenciatura Plena, 2010. Atualmente exerce a função de educador nível médio no Projeto Travessia na rede Estadual de Ensino, na Escola Estadual Nossa Senhora Auxiliadora e como também na rede municipal de João Alfredo. O mesmo possui Pós-graduação Lato Sensu em Análises Clínicas pela Faculdade Frassinetti do Recife-FAFIRE-PE, 2012. Cursando mestrado, pela Faculdade Norte do Paraná, no curso de Ciências da Educação e Multidisciplinaridade e cursando espanhol pela Universidade de Pernambuco.
    Comente
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário